O trabalho de coaching não é tão pesado como o do delegado. Mesmo assim tem suas dificuldades. O coach trabalha com pessoas honestas, trabalhadoras e saudáveis, mas nosso público tem uma inquietação. Por vezes estão bem e só querem aprimorar. Na maioria dos casos existe algo para resolver: questões profissionais, financeiras, familiares, pessoais.
Não convém demorar para buscar suporte em momentos difíceis. Diversas profissões são mais solicitadas nesses momentos, por exemplo médicos, psicólogos, mecânicos, advogados. Esses profissionais também aparecem de forma preventiva mas em geral são chamados quando há um problema para resolver. Eles acompanham "transformações" ou "correções" materiais, na saúde e nas coisas. O coach é um deles. Pode ser preventivo (mais raro), ou "transformador" (para momentos de transição). A atividade preventiva é menos custosa do que corretiva, por isso, na saúde, são tão importantes os exames de rotinas e, na mecânica, a manutenção periódica do carro.
Com o coaching a prevenção é interessante porque leva ao desenvolvimento pessoal, de forma evolutiva, gradual, existe fôlego para a mudança. Sem a prevenção podem haver danos maiores que o coach vai encontrar, e a solução se dará sobre um contexto mais grave, com mais prejuizos e obstáculos acumulados.
O contexto grave é o momento de urgência na vida das pessoas. Neste momento o coach acessa dificuldades que nenhum outro vai acessar. Que outro profissional vai discutir estratégias, objetivos e planejar com você? O médico? O psicólogo? Não. Um administrador sim! O coach tem essa capacidade organizacional muito específica de atuar com pessoas com vistas no curto prazo. O curto prazo é o degrau do longo prazo. De certa forma o coach é um colega de trabalho, ele é um coordenador, não é um patrão, nem gerente. Talvez um facilitador?! Evito usar "facilitador", acho pretensioso, nem sempre os facilitadores facilitam... por vezes facilitar subestima a capacidade dos facilitados.
O coaching desperta interesse por causa da transformação que provoca no dia a dia das pessoas, graças ao empenho do próprio cliente. Ficamos surpresos com a promessa de anúncios de coaching "desenvolva seu potencial", "prospere e alcance seus sonhos". Parece panfletagem. O fato é que o coaching é capaz disso tudo mesmo. Por uma razão muito simples: todos são capazes. Todo ser humano, se agregar os contextos e iniciativas adequadas, pode prosperar. Sozinho é quase impossível crescer. Bem acompanhado é certeza.
Ricardo Ramalho
contato suportecoach@gmail.com
contato suportecoach@gmail.com