Coaching para quem "vai bem na vida"

Na internet sempre vemos anúncio de coaching para "você mudar a sua vida", para "você prosperar"! E se a pessoa não quer mudar a vida? E se ja se considera satisfeita?

Mesmo bem posicionados querem coaching: existem diversos casos de clientes bem sucedidos que buscam um coach para aprimorar os negócios e seu relacionamento com equipes. São pessoas com visão de jogo e autocrítica, são lideres que sabem delegar para crescer, criam seu próprio fluxo de produtividade alinhavando parceiros e conquistas.

Por outro lado uma parte deste perfil de pessoa "que se sente bem consigo mesma" dificilmente vai procurar coaching ou qualquer tipo de suporte para seu próprio desenvolvimento. Com ensina Seth Godin no seu conceito de "Permission Marketing", marketing de permissão, é preciso encontrar o cliente que queira o que você tem para oferecer, e não o contrário, tentar vender algo que o cliente não quer, ou não entende que precisa. Mesmo que todos percebam que alguém precise de algo na vida, somente ela própria é quem tem que perceber a visão do problema para que a solução seja buscada. O usuário do serviço de coaching tem noção de que precisa de suporte. Já as pessoas que estão determinadas a tapar o sol com a peneira, ou negarem a solução dos desafios, não tem como serem acessadas, nem por psicólogos ou especialistas de nenhuma área. Não tem como vender algo para quem não precisa.

A verdade é que muita gente se faz passar por bem sucedida quando não está assim tão bem. Por isso o processo de coaching é sigiloso, para não expor as fragilidades. Manter uma boa imagem é essencial, mas isto não impede ninguém de lidar com seus desafios, pelo contrário, a busca de soluções só melhora a imagem e a autoestima. Podemos ter uma boa performance no trabalho, e nem tanto com a família. Ou o contrário, podemos ser bons para a família, e nem tanto no trabalho. Ou podemos ser bons no trabalho e ruins com a organização pessoal e ainda piores com os cuidados de alimentação e exercícios.

O que pode ser feito neste nicho das pessoas na zona de conforto é divulgar esse trabalho para sensibilizar pessoas a perceberem novos caminhos de desenvolvimento pessoal. Por exemplo, um executivo pode buscar suporte para desenvolver seu negócio e gerar mais resultados. Ou receber suporte para um segundo trabalho paralelo. Ou um aposentado pode querer follow up para um projeto novo, para se manter na ativa. Uma pessoa pode querer suporte para novos desafios e mudar de vida. Ou ainda dar um sentido para sua vida atual. O coaching pode ser uma saída prática e muito produtiva para temas pessoais.

Sucesso!
Ricardo Ramalho
Suporte Coach




No comments:

Post a Comment