Por que o coaching é tão importante

Nas atribulações da vida não temos interlocutor para tratar de nossos desafios pessoais. Apesar de termos amigos, parentes e colegas profissionais não podemos contar com eles para um follow up semanal sobre nós mesmos. Certas empresa contratam coaches para seus quadros de chefia, mas os quadros médios e de base ficam sem apoio nenhum. Na família também não podemos esperar que nossos parentes sejam nossos coaches, isto demandaria dedicação e representaria uma carga a mais de compromissos na agenda deles. Além disso seus entes queridos poderão não ter vocação para serem coaches. Sua mãe poderia ser seu coach? Depende da disposição dela para este tipo de atividade. Mas ela teria de superar, e você também, aqueles vícios de décadas de convívio. E seu cônjuge? Poderia ser seu coach? Vai saber... um casal ja tem um excesso de assuntos e exposição suficiente um ao outro. Convém que nós sejamos um alívio na família, e não um cliente com demandas de serviço. E um amigo? Não poderia ser seu coach? Mais uma vez, será que seu amigo está disponível ou interessado em tratar de seus desafios todas as semanas?

O coach é o profissional que vai te ouvir e através de uma diálogo estabelecer objetivos de longo, médio e curto prazo. O interessante do coaching é que ele não vai perder tempo analisando seu passado, como um psicólogo, e vai tratar direto de questões organizacionais, ações práticas numa abordagem holística. Claro que o passado poderá ser útil para contextualizar, mas o foco é o presente. O desenvolvimento pessoal e a superação de limitações vem com a sobreposição de experiências positivas em nossas vidas. Embora o coaching seja uma atividade de total sigilo e honestidade entre as partes o coach não aborda seu cliente buscando algum diagnóstico de distúrbio mental. Pelo contrário, toda pessoa a princípio é considerada apta a realizar seus projetos e se desenvolver plenamente, sem nenhum tipo de condição limitante. Claro que o coach poderá identificar situações que exijam a intervenção de um psicólogo, mas não necessariamente o atendimento do coach é suspenso por causa disso, e poderá até facilitar o processo de melhoria do quadro da pessoa.

Toda a dinâmica é focada em fazer as coisas acontecerem da melhor forma e no menor espaço de tempo. A abordagem não é psicológica, e sim administrativa, sem deixar de lado as emoções envolvidas no processo. Nossa busca é pelo exercício de uma realização disciplinada. Por isso o coaching é tão eficaz: estabelece os objetivos para a próxima semana e confere, sempre dando apoio e ajudando o cliente a liderar seu próprio processo. Coaching não é um luxo. Luxo é ficar pagando aos bancos os juros de contas que não fecham. Luxo é abrir mão de uma vida mais interessante e realizada. Luzo é deixar de fazer as coisas por acomodação ou falta de suporte. Vamos em frente juntos. Você não está sozinho.

Contate suportecoach@gmail.com
Um abraço!

Ricardo Ramalho
coach

No comments:

Post a Comment